quinta-feira, 27 de abril de 2006

CONCERTOS DE MÚSICA EM PRAGA (I)

Praga tem uma oferta constante de concertos de música (clássica, musical, jazz, folclore). No blogue, em que tenho trabalhado os conceitos de indústrias culturais e indústrias criativas, este último parece-me mais bem aplicado aos espectáculos musicais de uma cidade. Isto porque são mais apreensíveis as actividades ligadas ao turismo (lojas e restauração) e consumo de espectáculos e menos entendível a produção em termos de jornais, rádio, televisão, cinema ou livros, devido a barreiras linguísticas e falta de dados estatísticos.

Nesta e na mensagem seguinte privilegio a música clássica, enquanto em terceira referencie sobre o jazz e em quarta e última mensagem os espectáculos de rua, organizados ou não por entidades locais, dando conta de roteiros culturais. A casa da ópera nacional oferece espectáculos de grande qualidade, como a Traviata de Verdi. Embora o informalismo dos espectadores seja reflexo do consumo por parte de turistas, é visível o uso de vestuário clássico entre os fruidores nacionais.

Em diversas das opções expressivas dos músicos, nota-se trabalho freelance ou por projecto ou temporada (caso dos músicos de jazz). Na música de rua, há ainda figuras típicas - que esperam uma pequena oferta dos transeuntes -, dando colorido musical e estético (mensagem IV) enquanto ocupantes de um território (físico e do imaginário musical que faz parte da cultura e da memória de muitos dos turistas).



Sem comentários: