segunda-feira, 17 de abril de 2006

MORANGOS COM AÇÚCAR

Retiro do sítio da TVI a informação ontem colocada: "Com 22 anos o famoso Dino dos Morangos com Açúcar perdeu a vida esta madrugada num acidente de carro. Há mais de um ano que Francisco Adam fazia parte do elenco da série. Na pele de Dino dava os primeiros passos como actor e tinha um futuro promissor à sua frente. Numa entrevista à TVI Francisco Adam revelou alguns segredos e traços da sua personalidade. Começou a trabalhar como modelo. Durante mais de quatro anos deu a cara por várias campanhas publicitárias. Foi depois de um workshop com um actor brasileiro que se inscreveu num casting para os Morangos com Açúcar e foi seleccionado. A boa disposição da personagem que encarnou era fruto da sua própria boa disposição".

Dino era uma figura nuclear da terceira série a passar na TVI, balanceado entre a namorada que não sabia ainda se era ou não a namorada para a vida inteira e a irmã que o apoiava com conselhos sem fim [imagem ao lado retirada do sítio franadam.no.sapo.pt].

A 3 deste mês, o jornal Público editava na sua última página informação respeitante ao mais recente boletim Público na escola, cujo tema principal é exactamente a série Morangos com açúcar. Da leitura dessa peça noticiosa, constata-se ser importante promover "trabalho educativo que ensine os mais novos a ver a série".

Uma das investigadoras citadas, a professora universitária Sara Pereira, defende que se "podem aproveitar alguns dos conteúdos para dialogar com as crianças, ajudando-as a construir um olhar crítico sobre a série". Sara Pereira conduz presentemente uma investigação sobre a mesma série.



Observação: o que fará a televisão popular da morte do jovem actor dos Morangos? Ontem, a notícia do trágico acontecimento abriu o principal noticiário da TVI. Será que a morte de Francisco Adam/Dino fica circunscrita à série ou extravasa para o canal? É que a novela é uma das principais alavancas de audiência da TVI. O seu desaparecimento deixa menos forte a narrativa televisiva, o que vai obrigar certamente a um esforço suplementar dos argumentistas da série.

Sem comentários: