quarta-feira, 9 de agosto de 2006

CONSUMOS DE CINEMA

A newsletter da Marktest, editada ontem, faz referência aos consumos de cinema em Portugal.

Assim, no período de Abril de 2005 a Março de 2006, 2,4 milhões de residentes no país, com 15 e mais anos, afirmam ter o hábito de ir ao cinema (Bareme Cinema). Tal número, considera a newsletter, "representa 29% do universo em estudo, mas sobe para os 67,7% entre os jovens dos 18 aos 24 anos e para 70,8% entre os estudantes". Por exemplo, nos indivíduos acima de 54 anos, o valor não ultrapassa 5,4%.

Para além dos estudantes (70,8%), seguem-se quadros médios e superiores (54,9%), técnicos especializados e pequenos proprietários (37,4%) e os empregados dos serviços, comércio e administrativos os outros grupos ocupacionais (43,3%). Entre as classes sociais, são os indivíduos da classe alta (56,9%) e média alta (44,7%) que mais vão ao cinema. Por regiões, o hábito de ir ao cinema concentra-se na Grande Lisboa (37,6%) e no Grande Porto (36,2%), valores muito próximos e que somados dão 73,8% do total, o que ilustra o cinema como uma prática cultural de saída das grandes metrópoles - a que não é estranho a juventude estudantil, as classes profissionais e as infra-estruturas de lazer (24024 entrevistas realizadas em quatro vagas de inquéritos ao longo do período).

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