segunda-feira, 7 de agosto de 2006

HÁBITOS DE CONSUMO DE TELEVISÃO

[a partir de hoje, colocarei resumos de trabalhos de alunos de mestrado em Ciências da Comunicação da UCP]

Carina Rocha debruçou-se sobre os dados estatísticos de um estudo acerca dos hábitos de consumo de televisão do público de telespectadores da RTP-Madeira, em 2004. Foram inquiridos 604 indivíduos (universo de 300 mil habitantes). Em termos de idade, 20,4% tinha entre 15 e 24 anos, 19,5% entre 25 e 34, 18,4% entre 35 e 44, 14,2% entre 45 e 54, 11,3% entre 55 e 64 e 16,2% acima dos 64 anos. Relativamente à instrução escolar, 398 dos telespectadores tinham até ao 9º ano de escolaridade, 159 entre 9º e 12º ano e 77 possuíam cursos superiores. Quanto a status social, 11,3% pertenciam à classe A-B, 24,2% à classe C1 e 64,6% à classe C2-D.

Grande parte da amostra (76%) vê televisão todos os dias, vindo a grande distância os que consomem televisão quase todos os dias (17%). Os canais mais vistos na altura do inquérito (2004) eram a SIC e a TVI, com iguais valores, seguindo-se a RTP1. Por cabo, o canal Odisseia liderava isoladamente, seguindo-se a SIC Notícias e a MTV em igualdade de pontos.




Se, na RTP-Madeira, os programas mais vistos eram os indicados no gráfico, já na RTP 1 o Telejornal surgia à frente. Seguiam-se os concursos Quem quer ser milionário e O preço certo em euros, o primeiro com um nível de preferência superior à média junto das mulheres. Em patamar inferior, vinham os programas de entretenimento. Na SIC, e após o Noticiário das 20 horas (maior destaque junto dos homens com idades entre 15 e 34 anos, com instrução escolar superior e classes alta e média alta), seguiam-se as novelas Senhora do Destino e Cabocla (maior expressão junto da população feminina). Finalmente, no canal aberto TVI, o Jornal Nacional e o programa de entretenimento Quinta das Celebridades eram os programas mais vistos na grelha da TVI; num segundo nível, apareciam as novelas da tarde e da noite com valores muito similares.

Concluindo, e no geral, os programas de informação tinham uma audiência maior, seguindo-se os programas de humor, desporto, filmes, séries nacionais, concursos, telenovelas, séries estrangeiras e reality-shows. O horário de maior consumo é das 20:00 às 22:00. Enquanto o horário das 18:00 às 20:00 regista um consumo maior junto de mulheres, mais jovens e mais velhos, o horário das 20:00 às 23:00 tem maior sucesso junto da população activa (25-34 anos e 45-54 anos).

Claro que, desde 2004 até hoje, a realidade deve ter mudado bastante. Basta ver o sucesso das novelas juvenis Morangos com açúcar e Floribella, já não apenas no horário fim-de-tarde mas polvilhando vários horários ao longo da emissão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá professor! Fico lisonjeada pela referência do meu trabalho num seu espaço de reflexão.

Com os melhores cumprimentos,
Carina Rocha