quinta-feira, 16 de novembro de 2006

CAPAS DAS NEWSMAGAZINES COMO TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Ontem, na Universidade Nova de Lisboa, Carla Rodrigues defendeu a dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação sobre capas das newsmagazines. Para tal, escolheu como análise as revistas Newsweek, L'Express, Veja e Visão, confrontando as capas e procurando encontrar pontos comuns e distintos. Se a Visão tem uma agenda mais nacional, visível nas suas capas, a Newsweek tem uma agenda internacional, de que resulta uma visão mais global. Das quatro publicações, a Visão é a que se foca num público mais feminino, com assuntos de interesse prático, família, comportamento, celebridades e interesse humano, sendo aquela em que a relação de capas com elementos masculinos e femininos é a mais equilibrada.

Mas há, evidentemente, padrões comuns. A agora mestre comparou 48 capas das quatro publicações, observando os contrastes gráficos e a economia gráfica (que elimina sinais de pontuação). Como elemento que atravessa as quatro publicações, Carla Rodrigues detecta um predomínio claro da imagem sobre o texto. E o peso da cor - ou da multiplicação das cores - não é despiciendo. Mais de 50% das capas estudadas optam por tons escuros nos títulos, embora as chamadas de capa tenham maioria de tons claros. Mais de 90% das capas tem imagens a cor, indo de fotografias de reportagem a ilustração ou fotografia de produção (estúdio). A revista Veja é a mais colorida das quatro publicações.

Sobre os títulos, a autora destacou a predominância dos expressivos, com as nominalizações (substantivos) a terem o papel principal (por exemplo, adjectivos só os encontrou quatro vezes), usando o artigo definido ao substantivo, o que acrescenta relevância e localiza o acontecimento. O escasso uso de verbos é outro sinal da construção dos títulos.

Um outro padrão ocorre na personificação. 80% das capas registam figuras humanas, tendendo para a representação de uma só pessoa por capa, com 60% de género masculino e maioria de membros de origem racial caucasiana e de estatuto social e económico elevado. Dos temas, há uma evidente colagem aos assuntos da semana, mostrando que os media se submetem às agendas noticiosas.

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