- O documento mais importante sobre a radiodifusão em Portugal, a Lei da Rádio, mostra que, entre as dez rádios mais ouvidas em Portugal, existem cinco generalistas e cinco temáticas.
Se no actual contexto da rádio contemporânea a existência de cinco temáticas não surpreende, espanta que, estando os fundamentos da rádio generalista em declínio, esta forma de programar se apresente tão pujante.
Mais: essas cinco rádios estão entre as sete mais ouvidas em Portugal: RFM (1º), RR (2º), RC (3º), Antena 1 (5º) e Antena 3 (7º). No entanto, não é preciso dominar muito bem a teoria (ou a prática) da programação radiofónica para saber que:
- Um desses canais, RFM, é uma segmentação empresarial de um outro, a RR (e isso pressupõe sempre uma escolha de público-alvo em detrimento de outros);
- A Rádio Comercial tenta «imitar» a RFM;
- Antena 1 e Antena 3 são segmentações de público do mesmo grupo (RDP) e que esta última é uma rádio jovem, essencialmente musical (o que pressupõe que a primeira não dispute o mesmo público, mas outro, menos jovem) [...]
Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
quinta-feira, 25 de janeiro de 2007
AS RÁDIOS MAIS OUVIDAS E OS FORMATOS DE PROGRAMAÇÃO
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