sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

RDP E RTP

Ontem, no Público, assinado por Leonete Botelho, vinham duas páginas com o título "Fusão RDP-RTP vista como ingerência governamental". O artigo e as caixas (também assinadas por Maria Lopes) pareceram-me bem fundamentado. No fundo, falou-se da possibilidade de parlamentarização quanto ao pacote de leis que o Governo tem em preparação, uma das quais é a fusão das duas empresas públicas do audiovisual, com Governo e oposição a terem perspectivas distintas.

Hoje, numa breve do Diário de Notícias, lê-se que foi aprovada ontem a proposta governamental da reestruturação da RTP (reestruturação da concessionária do serviço público). O Público não traz qualquer referência ao assunto. Isto leva-me a considerar que o Público colocou na agenda mediática a questão no dia da discussão parlamentar, mas não deu a mesma ênfase quando da sua aprovação (agendamento a favor da oposição?). Ao invés, o Diário de Notícias preferiu referir o assunto apenas após aprovação da proposta de lei (agendamento a favor do Governo?).

As matérias em discussão, lia-se no Público de ontem, envolvem ainda o estatuto do jornalista, a lei da televisão (faltou mencionar a lei da rádio, que também será posta em discussão) e os limites à concentração nos media (a única imagem personalizada que acompanhava as caixas é de Balsemão, que pode merecer leituras secundárias ou conotativas).

Sem comentários: