segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

HERMAN

Desde há duas semanas que me pediam a opinião sobre o novo programa de Herman José. A fazer outras coisas, só ontem me foi possível ver a primeira parte do programa.

No geral, há personagens que podem crescer, não direi no sentido de figuras de antologia como Herman nos habituou em anos recuados mas dentro de uma linha de humor bem conseguido. Partindo do conceito da redacção de um meio de comunicação, há o uso de clichés do que se costuma considerar como funcionando no interior desse meio. Primeiro as profissões: o jornalista ingénuo, o cameraman de penteado pós-moderno, a telefonista (que pode aceder a todas as tricas, embora esta seja esquisita). E espaços: a sala de reuniões, o local de reportagem de exterior. Não contei as personagens mas parece-me em número exagerado. Quase não há tempo para as entender. Ou então a minha leitura foi demasiado apressada.

Espero voltar a ver o programa para a semana, para formular uma opinião mais profunda.

Uma coisa é óbvia. A SIC deveria ser multada pela ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) pela alteração do horário. Não se compreende que um programa marcado para uma determinada hora comece mais de 30 minutos depois!

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto antes de ver o programa mais demoradamente devia escusar-se a fazer tão "profunda" apreciação. Não é nada pessoal, mas de facto é muito irritante esta língua de trapos que prolifera pelo país, toda a gente percebe de tudo, toda fala de tudo e em dois minutos consegue fazer dissertações sobre a chuva. Por favor...

Ass. patrícia

Rogério Santos disse...

Não domino todas as matérias, pelo que tento ser humilde mas sério nas reflexões que faço. Tenho responsabilidades teóricas e práticas no campo dos media e da comunicação - ou das indústrias culturais, como escrevo aqui. Deixo o meu nome e a minha cara.

Por isso, arrisco as críticas de leitores(as) do blogue. Aceito-as, se com elas aprender. E procuro ter paciência com os(as) impacientes.