Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007
LES RENCONTRES
O Le Rencontre de Sevilla, de 8 a 11 de Março, tem o seguinte tema: Financiar a cultura na Europa: que parcerias entre o sector público e o sector privado? A conferência, organizada pela Associação de cidades e regiões da Grande Europa para a Cultura, vai decorrer no Alcazar de Sevilha e na ilha de Cartuja.
O encontro de Sevilha acolhe autoridades locais e regionais, membros do sector privado e da sociedade civil tendo em vista criar e desenvolver mecanismos de financiamento para os projectos culturais e artísticos. Se os governos locais e centrais têm uma contribuição inestimável nas iniciativas culturais em toda a Europa, estão a crescer as contribuições oriundas de empresas.
Uma autora, Françoise Benhamou, em The economy of culture, considera que o sector cultural é vulnerável economicamente devido ao aumento de custos e à falta de reservas para a produtividade. Por isso, continua a mesma autora, nos diversos países cresce a cooperação entre fundos públicos e patrocínios privados.
No decorrer do Encontro de Sevilha, haverá oportunidade para discutir o ponto de situação dessas parcerias, ver a legislação do sector, analisar o papel das fundações e procurar saber quais os limites de tal partenariado.
Para saber mais, procurar no sítio www.lesrencontres.org.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário