quinta-feira, 22 de março de 2007

AUDIÊNCIAS DE RÁDIO


No Anuário de Media e Publicidade 2006 (Marktest) sobre rádio, indica-se que os portugueses ouviram uma média de 3 horas e 13 minutos de rádio por dia, em 2006. A liderança coube ao Grupo Renascença (37,7% de share de audiência), seguida do Grupo Media Capital (23,0%), do Grupo RDP (13,1%) e da TSF (5,4%).

Aos dias de semana, a audiência acumulada de véspera foi superior, com 62,5% - uma média de 3 horas e 20 minutos. Aos fins de semana registou-se 40,7% de audiência acumulada de véspera e 4 horas e 49 minutos de tempo médio de audiência. O fenómeno vaivém casa emprego, com escuta do autorádio, será responsável por esta diferença, atendendo ainda a que o período entre as 6:00 e as 10:00 é o prime-time da rádio. Mas, durante o fim-de-semana, há mais tempo para ouvir rádio, possivelmente em horários mais tardios que o pico da semana.

Ainda segundo os dados agora divulgados, os jovens são grandes consumidores deste meio, sendo no grupo etário dos 25 aos 34 anos que se observa maior audiência de rádio. Pelo contrário, há taxas inferiores à média nos mais velhos. Em termos de género, os homens ouvem mais rádio do que as mulheres e, entre as classes sociais, a alta e média alta distanciam-se das restantes no período entre as 7:30m e as 10:00, com consumos acima da média, período do dia em que se concentra a informação noticiosa.


Sem comentários: