segunda-feira, 12 de março de 2007

A BLOGOSFERA SEGUNDO DANIELA BERTOCCHI


Daniela Bertocchi, do blogue Intermezzo, deu uma entrevista ao blogue Tiago Dória Weblog sobre dez anos de blogosfera. Respigo algumas ideias dela:
  • Os blogs deixam, cada vez mais, de estar à margem das mais importantes discussões políticas, econômicas, culturais etc. e, por muitas vezes, chegam a ser o seu centro. Mas gostaria de voltar ao que disse: o conceito de blog. Porque, no fundo, é isso mesmo. O blog pode ser usado para qualquer coisa: receitas culinárias, diário pessoal, publicação de notícias. Serve à comunicação, à relação interpessoal, à criação de comunidades. Pessoas, empresas e instituições se apropriaram desta idéia para se expressarem publicamente na rede, consoante os seus interesses. Isso é algo a ser considerado. Houve sim um alargamento do espaço informativo e opinativo com os blogs nestes dez anos. O mesmo está ocorrendo com os podcasts.
  • O que quero dizer, no fundo, é que, nesta análise de 2007 como o marco histórico dos blogs, mas interessante que colocar o foco na tecnologia em si (em suas facilidades de publicação) seria perceber que os blogs tornaram-se um “fenômeno” porque muitas e diferentes pessoas espalhadas pelo planeta compraram a idéia. Os blogs participaram da estória do 11 de Setembro, 11 de Março, ataques de Londres, Guerra do Iraque, Tsunami; de eleições, cimeiras etc. Criam uma rede de narrativas e opiniões individuais e coletivas. E isso aconteceu (somente) em dez anos.
  • A blogosfera de Portugal, por exemplo, possui características muito diferentes da brasileira; os blogs aqui tendem a ser super opinativos, analíticos e teóricos (poucos são informativos) em comparação com os do Brasil.

Sem comentários: