quinta-feira, 29 de março de 2007

HÁBITOS DE AUDIÊNCIA DA RÁDIO


Na edição mais recente da newsletter da Marktest (27 de Março), escreve-se sobre a mudança, nos últimos anos, do comportamento dos portugueses em termos de audiência de rádio, bem como o perfil dos ouvintes da rádio. Nesta mensagem, seguimos de perto o texto da Marktest.

Entre 1997 e 2006, o consumo de rádio em casa decresceu cerca de 39%, ao passo que a escuta de rádio no carro subiu 65%. O automóvel é, desde 2005, o local onde mais Portugueses ouvem rádio. Por outro lado, cerca de 10% ouve, diariamente, rádio no local de trabalho.

Quanto ao tempo médio de escuta diária entre 1997 e 2006, existe uma grande estabilidade. Sendo o carro o local onde mais indivíduos ouvem rádio, o tempo médio mantém-se próximo das duas horas diárias ao longo do período abordado. Já a audição no local de trabalho subiu e a escuta em casa teve uma ligeira descida. Há uma tendência para concentrar a escuta em dois períodos do dia - 08:00 às 10:00 e 17:00 às 20:00 -, períodos de deslocação casa/trabalho e vice-versa.

Quem ouve rádio são, maioritariamente, homens, entre os 15 e os 44 anos, classes Alta, Média/alta e Média, no Grande Porto, Litoral Norte e Grande Lisboa. A rádio é a companhia diária de perto de 60% do universo de perto de 8,3 milhões de indivíduos residentes no continente, com 15 ou mais anos.


No estudo da Marktest, há ainda uma comparação do meio rádio com a escuta em Espanha. Entre 1997 e 2006, a média de ouvintes em Espanha está abaixo dos valores registados em Portugal (respectivamente 54,8% e 57,4%).

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