quarta-feira, 30 de maio de 2007

O TALHO DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS

À ATENÇÃO DO DIRECTOR DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS, DO PROVEDOR DO LEITOR DO MESMO JORNAL, DA ERC E DE TODAS AS PESSOAS DE BOM SENSO

Reparei há cerca de duas semanas, mas não sei quando começou.

O caderno "Classificados" do Diário de Notícias é antigo, tem prestígio pelas informações ali aparecidas (pedidos de emprego, venda e compra de habitações, automóveis) e é uma fonte de rendimento para o jornal. Nos anos mais próximos, a concorrência aumentou muito, em especial com o crescimento de vendas do Correio da Manhã e os "Classificados" deste último jornal.

Muito recentemente, reparei na página "Relax". Além das mensagens eróticas, aparecem fotografias com partes de corpo humano, em especial seios e rabos. Uma exposição a rivalizar com o talho da esquina da minha rua, em que partes de porco ou vaca aparecem na montra da loja.

Numa altura em que se fala tanto de pedofilia e pornografia, não se pode ignorar a existência da prostituição. Ela existe mesmo que ilegalizada. Sei que, na internet, é tudo mais liberal, há muito mais informação explícita. Mas um jornal de referência - ou popular de referência, como parece ser o timbre actual do jornal - dar relevo a estas actividades de modo tão gráfico parece-me fora de senso.

Assim, chamo a atenção dos responsáveis do jornal para reverem esta posição (visual).

Nem sequer falo dos textos. Ontem, lia-se de uma profissional daquela profissão que tinha um "corpo violão". De outra, havia a seguinte informação: "Beleza - Requinte. Charme - Clamour". Assim mesmo, clamour, com C inicial, e não com G, como seria suposto estar. Em inglês, clamour significa grito, alarido, queixa. É isso que eu pretendo: fazer clamour.

Sem comentários: