Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
segunda-feira, 4 de junho de 2007
CULTURA DE MASSAS EM PORTUGAL NO SÉCULO XX
Povo, Massas, Públicos: definições e debates é o tema de encerramento do II Seminário de Investigação Cultura de Massas em Portugal no Século XX, amanhã, dia 5 de Junho, no Anfiteatro 1 da Torre 1 da FCSH/UNL (1º piso, junto à biblioteca), pelas 18:00. Na sessão, participam Salwa El-Shawan Castelo-Branco (FCSH/UNL) e António Pedro Pita (CEIS20/FLUC).
Os dois docentes irão reflectir sobre alguns conceitos e questões principais discutidas ao longo do seminário. São os conceitos de cultura de massas e indústrias culturais ainda operativos e explicativos? Quando é que povo se tornou público e porque é que este passou a ser percepcionado como massas? As indústrias culturais dirigem-se a indivíduos, a públicos, ou a consumidores? Poderão os públicos negociar a recepção dos produtos das indústrias culturais, ou estarão limitados a ver gostos, desejos e prazeres determinados por aquelas?
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