quarta-feira, 20 de junho de 2007

MOSTRA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA DEDICADA AO JORNAL 57


Até 30 de Junho, a Hemeroteca de Municipal de Lisboa expõe uma mostra bibliográfica e documental dedicada ao jornal 57: folha independente de cultura e ao Movimento 57 na Cultura Portuguesa. Pelas 18:00 do próximo dia 28, Álvaro Costa de Matos vai falar sobre a história e a memória do 57.

Em Maio de 1957 aparecia em Lisboa um novo jornal, o 57: folha independente de cultura, com direcção de António Quadros. O 57 apresentava-se como órgão de um movimento de cultura portuguesa, radicado no magistério filosófico de Leonardo Coimbra e dos seus discípulos, herdeiro de movimentos anteriores, como a Renascença Portuguesa, o Orpheu e a Renovação Democrática, crítico em relação ao statu quo cultural e defensor de teses originais. Nos 50 anos do seu nascimento, a Hemeroteca Digital de Lisboa publicou no ciberespaço, os textos programáticos do movimento 57, a saber: Manifesto de 57, Manifesto sobre a Pátria, 12 Teoremas do 57, 12 Problemas Concretos da Cultura Portuguesa e O Movimento da Cultura Portuguesa no ano de 1961 (fonte: Leonardo, Revista de Filosofia Portuguesa).

Imagens e informações retiradas do blogue cadernos, de António Ferro. O meu obrigado a ele pela chamada de atenção ao evento.

Sem comentários: