segunda-feira, 3 de setembro de 2007

POSTAIS DE LEIPZIG - 1


Leipzig é conhecida pela música. Johann Sebastian Bach (1685-1750) trabalhou e compôs aqui. O museu, em sua memória, dá conta dos principais passos dessa vida tão criativa (conceptualmente, o museu tem pouca qualidade, o que estranhei, dada a importância do músico e da vizinhança da igreja de S. Tomás, local em que ele trabalhou longamente). Mas a cidade é ainda viveiro de outros músicos conceituados no panorama da música clássica, como Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847) e Robert Schumann (1810-1856).

O museu Grassi, de instrumentos musicais, remete-nos para esse universo da música, onde se pode estudar o legado artístico de Bach ou de Haendel. A bela colecção patente no museu começou com o holandês Paul de Wit (1852-1925). Comerciante de vinho, de Wit tinha uma grande paixão pela música, começando a colaborar no jornal fundado por Schumann, o Neue Zeitschrift für Musik (elementos retirados do livro de Eszter Fontana e Birgit Heise, ... Pleasures for both eye and ear). Mais tarde, fundou um jornal seu e foi adquirindo uma valiosa colecção de instrumentos musicais, mostrando-a em exposição realizada em 1892 em Viena.

De Wit acabaria por vender a colecção a um fabricante de papel de Colónia, Wilhelm Heyer. Este abriu as portas de um museu de história da música em 1913, enquanto ia aumentando a colecção. Inesperadamente, Heyer morre nesse mesmo ano. Os seus herdeiros procuram vender à câmara de Colónia, de que era presidente Konrad Adenauer, mais tarde chanceler da Alemanha. Adenauer não tinha, contudo, dinheiro. Isto levou a que um grupo de pessoas influentes tentasse recuperar a colecção para Leipzig.

Henri Hinrichsen (1886-1942), proprietário da editora musical C. F. Peters, seria o principal protagonista do regresso dos instrumentos a Leipzig. Judeu, Hinrichsen seria confiscado de todos os seus bens aquando do nazismo, sendo deportado para Auschwitz, onde morreu. A colecção agora patente no museu Grassi resulta destas sucessivas dádivas e vendas do espólio musical.

Para além de um rés-do-chão repleto de instrumentos antigos, o museu possui um espaço no primeiro andar onde estão instalados alguns instrumentos musicais construídos recentemente. O local serve para os visitantes experimentarem sons de, por exemplo, cravos.


Um dos instrumentos expostos é a tiorba (imagem retirada do livro de Eszter Fontana e Birgit Heise, com fotografias de Janos Stekovics, intitulado ... Pleasures for both eye and ear..., de 1998). Foi num instrumento igual ou muito semelhante a este que Pat Metheny tocou, em concerto recente dado em Lisboa (com o Brad Mehldau Trio, a 8 de Julho). Embora electrificado, o som do instrumento aproximar-se-ia do da tiorba.



Sem comentários: