Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
PROJECTO MEDIA DIGIT
Na próxima sexta-feira, dia 26, pelas 11:00, na Casa da Imprensa (Rua da Horta Seca, 20, em Lisboa), vai ser apresentado o projecto Media DigIT - Digitalização no Sector da Comunicação. Um Desafio Europeu.
Segundo os promotores, o projecto "analisou os impactos da tecnologia digital na comunicação social, em cinco países europeus, com o objectivo de identificar as carências de formação existentes e de criar instrumentos formativos capazes de suprir esse défice". Trata-se do "resultado de dois anos de investigação (Outubro de 2005 a Setembro de 2007) que agora se apresenta, consubstanciado em oito percursos formativos de carácter transnacional, três dos quais incluem módulos de âmbito nacional para cada um dos países participantes: deontologia da prática jornalística digital, legislação dos media e digitalização, escrita e edição avançadas, curso de jornalismo multimedia, áudio digital para jornalistas de rádio, áudio digital para técnicos de rádio, vídeo digital para jornalistas de televisão, e vídeo digital para técnicos de televisão".
O projecto, co-financiado pela Comissão Europeia através do Programa Leonardo da Vinci, foi promovido pelo Colégio de Jornalistas da Catalunha e coordenado pelo Fundo de Formação da Zona Mediterrânica (Barcelona). Teve a participação dos portugueses Sindicato dos Jornalistas e Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR) e, também, do Sindicato de Jornalistas da Catalunha, do Centro de Educação e Formação de Rogaland (Noruega), do Sindicato dos Jornalistas de Chipre e do Tehne - Centro para a Inovação e Desenvolvimento da Educação (Roménia).
Na apresentação do projecto, falarão três oradores:
1) A formação profissional dos jornalistas num mundo digital, Fernando Cascais (director do CENJOR),
2) Jornalismo e jornalistas: o desafio digital, José Luiz Fernandes (presidente da Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas), e
3) Mass Media/Self Media: tempos de transição, conferência por Carlos Correia (director do Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Universidade Nova de Lisboa).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário