Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sábado, 27 de outubro de 2007
SONS DA RÁDIO
Retiro do Público - Última Hora, a notícia do arquivo criativo com sons históricos da rádio, a lançar pela RTP (notícia assinada por Ana Machado).
O projecto, inspirado na BBC ou na Rádio Pública Nacional norte-americana, visa colocar on-line e de forma gratuita, "sons hoje inacessíveis aos cidadãos e que representam momentos únicos da história portuguesa desde os anos 1930".
Continua a peça: "Inês Forjaz, jornalista da RDP, uma das responsáveis pelo projecto do arquivo criativo, revela que são fragmentos de história como este que o arquivo da rádio guarda e que deviam ser acessíveis ao público em geral, lembrando que, hoje, a UNESCO celebra o Dia Mundial do Património Audiovisual, que é preciso preservar".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Caro Rogério Santos,
Sendo este um projecto-piloto aberto à participação dos cidadãos, pergunto-lhe que sons e imagens gostaria de ver e ouvir na página do Arquivo Criativo.
Uma excelente notícia para quem gosta - como eu - da história da(s) nossa(s) rádio(s).
Espero que se possa vir a escutar os sons de emissoras já desaparecidas (Emissores do Norte Reunidos, Emissores Associados de Lisboa, etc.) e cujos arquivos estão na posse da RTP e não só os da EN/RDP.
Enviar um comentário