Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
domingo, 18 de novembro de 2007
CELEBRIDADES
Richard Dyer ("Stars as images", no livro de P. David Marshall, The celebrity culture reader, 2006) indica que a estrela é fundamentalmente uma imagem, um signo visual. O estrelato é a imagem de como as estrelas vivem (fala-se e escreve-se sobre a personalidade da estrela e os detalhes da sua vida pessoal).
Isto é: 1) consumo (anatomia o estilo de vida, consumo sumptuário, ídolos do consumo), 2) sucesso, 3) personalidade extraordinária (por oposição à vida normal e repetitiva de cada um de nós), 4) sonho, 5) paixão.
Há, acrescenta Dyer, uma tipologia de estrelas: 1) tipo social (boa pessoa, tímido, herói, atraente), 2) tipo alternativo ou subversivo (rebelde, mulher independente, ambiguidade sexual).
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