Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
LIVROS SOBRE INDÚSTRIAS CULTURAIS
Estão já nas livrarias em Espanha dois livros da Fundación Alternativas editados pela Gedisa sobre indústrias culturais e televisão.
Os títulos são precisamente: Alternativas de política cultural e Alternativas a la televisión actual, escritos por vários investigadores de nomeada, como Enrique Bustamante, Gloria Gómez-Escalonilla e J.M. Pérez Tornero.
Fico-me, nesta mensagem, pelo Alternativas de política cultural, que cobre o desenvolvimento de três indústrias culturais: cinema, livro, música. Uma das características fundamentais do livro é a trajectória analítica desses sectores, do diagnóstico do mundo analógico até aos cenários desenhados no horizonte digital, escreve Bustamante no prefácio. Além da importância que assumem o Estado, as regiões e as autarquias, interessados no fomento dessas indústrias culturais (e criativas).
Veja-se o sumário do capítulo sobre música: situação internacional, com concentração de empresas e homogeneização; indústria em Espanha e a pirataria; novas tecnologias e novos modos de distribuição, comercialização e consumo; políticas de promoção de PME em Espanha; direitos de autor; promoção da música no âmbito educativo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário