quarta-feira, 7 de novembro de 2007

SERRALVES E CCDR-N LANÇAM INCUBADORA DE INDÚSTRIAS CRIATIVAS


A Fundação Serralves e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) apresentaram hoje, de manhã, o projecto Desenvolvimento de um cluster das Indústrias Criativas na Região do Norte.

Através do projecto, a Fundação de Serralves "promove a realização de um Estudo Macroeconómico sobre as Indústrias Criativas, que pretende concretizar este conceito, avaliar o impacto destas actividades, conhecer a sua evolução, o seu potencial e o papel que desempenham na sociedade, na cultura e na economia da Região Norte do país", segundo o comunicado da organização.

A recepção de candidaturas decorre de 14 de Novembro deste ano até 14 de Janeiro de 2008. Lê-se no sítio da
Fundação Serralves que "O projecto INSERRALVES constituirá um case study no âmbito da realização de um estudo sobre indústrias criativas, enquanto pólo de desenvolvimento da Região Norte e em que são parceiros da Fundação de Serralves a Junta Metropolitana do Porto, a Casa da Música e a Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense".

Da definição do conceito, continua a ler-se no mesmo sítio:
  • As indústrias criativas têm a criatividade como condição nuclear para o negócio. São actividades
    que têm a sua origem na inovação, competências e talento individual e que têm potencial
    para a criação de trabalho e riqueza através da valorização da propriedade intelectual. Trata-se de um conceito amplo que engloba não só conteúdos de natureza cultural e intangível, como também outros produtos ou serviços que contenham elementos substanciais com origem em esforços artísticos e criativos. As indústrias criativas abrangem sectores que vão desde a arquitectura às tecnologias da informação, design, vídeo, fotografia, produção artística, cinema e produção de conteúdos, entre outros. Da actividade das indústrias criativas resulta necessariamente um output que se direcciona para o mercado, nacional e/ ou internacional, directamente sob a forma de produto final ou serviço ou indirectamente, se se tratar de um projecto.
Ainda de acordo com o comunicado das entidades organizadoras: "Os principais critérios de selecção serão a inovação, a criatividade, o potencial comercial dos projectos, o respeito pelo ambiente e pela paisagem e o contributo para o desenvolvimento do país, e em especial da Região do Norte. Aos projectos selecionados, a Fundação de Serralves disponibiliza um espaço na incubadora e o acesso a todos os seus serviços: formação, monitorização de resultados, estabelecimento de parcerias, elaboração de planos de negócio, entre outros".

Sem comentários: