Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
CINEMA SOBRE EMIGRAÇÃO PORTUGUESA
O Museu da Presidência da República vai organizar o ciclo de cinema "Emigração Portuguesa" associado à exposição Traços da Diáspora Portuguesa, que pode ser visitada até 30 de Janeiro de 2008, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa. A iniciativa, entre 5 a 8 de Janeiro de 2008 no Cinema S. Jorge, em Lisboa, com entrada gratuita, compõe-se por filmes maioritariamente portugueses e documentais (apresentados pelos realizadores e/ou comentados por especialistas).
Diz o programa:
Nas décadas de 1980 e 1990, a inflexão de sentido dos movimentos migratórios tendo como base o território português e o pasmo provocado pela entrada, em Portugal, de um número expressivo de imigrantes levaram a que, não já só nos fóruns sociais, mas também no meio académico, o tema da "emigração" fosse preterido face às preocupações sociais decorrentes da imigração. Com este ciclo de cinema sobre emigração, associado à exposição "Traços da Diáspora Portuguesa", em exibição na Gare Marítima de Alcântara, o Museu da Presidência da República pretende reeditar esta(s) história(s), privilegiando os olhares dos seus protagonistas e dando oportunidade a novas e descontaminadas leituras.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
"Uma vida nova" faz parte do programa: domingo 6, às 19h.
Enviar um comentário