sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

EDIÇÕES RECENTES - 2


A revista Comunicação e Cultura, do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (edição da Quimera) publicou o seu número 4, com o título Terror e Terrorismos.

Traz artigos de Susan Sontag (Olhando a tortura dos outros), José Augusto Mourão (Para uma semiótica do terror (branco) - em torno de O Terrorista de John Updike), Isabel Gil (Terrores nocturnos. A noite e a estética noir em Edgar Allan Poe), Miguel-Pedro Quádrio (A ira dos espectros inúteis. O terror em duas variações contemporâneas do Macbeth, de Shakespeare), Carlos Gaspar (Três proposições sobre a guerra e a democracia), Nuria Quintana Paz (Televisión pública y 11-M. La información sobre terrorismo en campaña electoral) e Pedro Rivas Neto e Pablo Rey García (Terror armado, terror sin armas. "Programa de Paz y Reconciliación" de la Alcadía de Medellín y desmovilización de combatientes (2004-2006).

Da introdução, assinada por Fernando Ilharco, lê-se: "O terror, conforme à sua etimologia, assenta o desenvolvimento naquilo que cultural, política e metafisicamente marca a Terra - hoje é a globalização, a simultaneidade, o ao mesmo tempo em todo o mundo: a explosão, o fogo, o caos, a noite".

Fora do dossiê, dois outros artigos preenchem a publicação: Luísa Leal Faria (De Bologna a Bolonha. Novecentos anos de graus e símbolos académicos) e Ciro Marcondes Filho (As imagens que nos aprisionam e a escapada a partir do corpo. Sobre Dietmar Kamper). Uma entrevista a Barbie Zelizer (por Rita Figueiras), recensões e montra de livros fazem ainda parte da revista.

Sem comentários: