terça-feira, 4 de dezembro de 2007

GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA E COMUNICAÇÃO


Beatriz Kushnir e Mónica Carvalho inscreveram o Simpósio Temático História e Comunicação: Mídias, Intelectuais e Participação Política, no 53º Congresso Internacional de Americanistas, que ocorrerá no Centro Histórico da Cidade do México, México, entre 19 a 24 de Julho de 2009, e cuja temática será: Os povos americanos: mudanças e permanências. A construção da própria identidade num mundo globalizado.

A data limite para apresentação e aceitação de simpósios para o 53º Congresso de Americanistas é 31 de Março de 2008. Caso queira participar, envie até 31 de Janeiro de 2008 a sua proposta com nome, instituição e vínculo, título da comunicação e resumo com um máximo de 500 palavras. Emails de contacto:
bkushnir@uol.com.br e monica.marino@gmail.com.

O Simpósio Temático (ST) iniciou-se na ANPUH (Simpósio da Associação Nacional de História, Brasil) de João Pessoa, em 2003, e também aconteceu na Regional do Rio, em 2006 e na Nacional, em 2007. O ST tem como objectivo principal dar continuidade a sua proposta de constituição de um fórum multidisciplinar que reúna profissionais que refletem os Media enquanto temática – historiadores, cientistas sociais, jornalistas, literatos, etc. Serão privilegiados neste simpósio ensaios acerca da relação de poder nesse universo de conivências – das redacções, rádios, televisões, etc. –, como também nos intercâmbios com a sociedade civil e as esferas de governo.

III ANO DO CONCURSO DE MONOGRAFIA - ARQUIVO DA CIDADE PRÉMIO AFONSO CARLOS MARQUES DOS SANTOS/2008

O projecto Concurso de Monografia Arquivo da Cidade/Prémio Afonso Carlos Marques dos Santos tem como finalidade seleccionar um estudo que tome o Rio de Janeiro como tema, quer enfocando o passado da cidade, na linha do resgate histórico, quer tratando de nossa história mais recente, fornecendo análises e discussões sobre o Rio contemporâneo. Podem ser inscritos trabalhos nas áreas de história, geografia, antropologia, arquitectura, urbanismo, saúde e cultura em geral, desde que entre as fontes consultadas figurem documentos iconográficos,manuscritos ou impressos pertencentes ao acervo do Arquivo da Cidade.

Podem participar no concurso, com trabalho único, brasileiros ou estrangeiros residentes no país e portadores de diplomas de nível superior. Somente será admitido trabalho inédito, redigido em língua portuguesa e o julgamento das monografias competirá a uma Comissão Julgadora, nomeada pela Secretaria Municipal das Culturas.

Em ambas as informações procurar mais detalhes em
História e Comunicação.

Sem comentários: