sábado, 26 de janeiro de 2008

APRESENTADOS RESULTADOS PRELIMINARES DO INQUÉRITO AO SECTOR DO LIVRO


Ontem, na Biblioteca Nacional de Portugal, o OAC (Observatório de Actividades Culturais) apresentou os resultados preliminares ao Inquérito ao Sector do Livro, pela voz do coordenador do projecto, José Soares Neves.

Organismo fundado em Setembro de 1996 como parceria do Ministério da Cultura, Instituto de Ciências Sociais e Instituto Nacional de Estatística, o OAC tem desenvolvido meritórios estudos, nomeadamente sobre públicos de cultura, museus e bibliotecas, como aqui tenho vindo a destacar ao longo dos anos.

Neste momento, o OAC está a desenvolver um projecto de caracterização do sector do livro, pelo que trabalha na criação de uma base de dados e na implementação de um inquérito aos elementos da cadeia de valor da indústria do livro, após realizar 36 entrevistas a agentes do sector (e cujas apreciações o vídeo anexo fornece). Dos tópicos que entram no projecto, destacam-se: emprego e formação académica, produção de livros, estatísticas, modelos de produção, comércio do livro, direitos de propriedade intelectual, indicadores físicos e financeiros e panorama editorial.


LIVRO de Rogério Santos no Vimeo.

Alguns números que retirei da apresentação de José Soares Neves: 10102 títulos publicados em 2005, distintos por áreas como língua e literatura (34,6%), ciências sociais (25,3%) e generalidades (17,8%), entre outros, e 418 empresas em 2005, 86,2% das quais tinha 20 ou mais empregados.

Sem comentários: