Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
domingo, 24 de fevereiro de 2008
AS PERNAS DE ARMANDO VARA
No primeiro caderno do Expresso de ontem, vinha uma notícia dando conta do prémio recebido pelo jornal: o de melhor design de jornal em todo o mundo.
Abri o segundo caderno, dobrado, e saltou-me ao olhar um par de elegantes pernas ao lado do título "Armando Vara foi uma boa surpresa". O que faz o leitor? Toma o significante por significado (à Barthes) e conclui pela elegância do dito senhor.
Tendo-me já cruzado na rua com Armando Vara (ele é uma figura pública), fiquei com dúvidas. Mas reflecti melhor: se o Expresso tem o melhor design do mundo, o jornal lá sabe o que faz.
Precisei de desdobrar o jornal para perceber o meu equívoco. As elegantes pernas traziam uns sapatos de salto alto e serviam de imagem ao título Calçado português é o único na Europa com saldo positivo. Imagem de senhora, portanto.
Alegria minha - o calçado é um indústria criativa a que gostaria, mas não tenho conseguido, dar mais atenção. Ainda por cima, sendo um sucesso nacional.
Dois erros do jornal com melhor design do mundo: o primeiro é que a parte superior das pernas entra no alinhamento da notícia sobre Vara, levando à confusão. O segundo é que a imagem não traz indicação de autor (fotógrafo). E fica a pergunta: a quem pertencem as pernas tão elegantes?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
(d)as pernas e (d)os homens - les genoux de claire - Truffaut, Barthes, Rogerio dos Santos... et tout ça ...
Enviar um comentário