domingo, 24 de fevereiro de 2008

AS PERNAS DE ARMANDO VARA


No primeiro caderno do Expresso de ontem, vinha uma notícia dando conta do prémio recebido pelo jornal: o de melhor design de jornal em todo o mundo.

Abri o segundo caderno, dobrado, e saltou-me ao olhar um par de elegantes pernas ao lado do título "Armando Vara foi uma boa surpresa". O que faz o leitor? Toma o significante por significado (à Barthes) e conclui pela elegância do dito senhor.

Tendo-me já cruzado na rua com Armando Vara (ele é uma figura pública), fiquei com dúvidas. Mas reflecti melhor: se o Expresso tem o melhor design do mundo, o jornal lá sabe o que faz.



Precisei de desdobrar o jornal para perceber o meu equívoco. As elegantes pernas traziam uns sapatos de salto alto e serviam de imagem ao título Calçado português é o único na Europa com saldo positivo. Imagem de senhora, portanto.

Alegria minha - o calçado é um indústria criativa a que gostaria, mas não tenho conseguido, dar mais atenção. Ainda por cima, sendo um sucesso nacional.

Dois erros do jornal com melhor design do mundo: o primeiro é que a parte superior das pernas entra no alinhamento da notícia sobre Vara, levando à confusão. O segundo é que a imagem não traz indicação de autor (fotógrafo). E fica a pergunta: a quem pertencem as pernas tão elegantes?

1 comentário:

Anónimo disse...

(d)as pernas e (d)os homens - les genoux de claire - Truffaut, Barthes, Rogerio dos Santos... et tout ça ...