segunda-feira, 28 de abril de 2008

JORNALISMO EM CONSTRUÇÃO - UM LIVRO DE JOAQUIM FIDALGO


Saiu muito recentemente o livro de Joaquim Fidalgo, O jornalista em construção, da Porto Editora, e que é o primeiro resultado da sua tese de doutoramento.

Retiro da contracapa a seguinte informação:


Este livro procura analisar o percurso histórico feito pelos jornalistas, sobretudo entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, com vista à afirmação da sua actividade como uma autêntica profissão, socialmente reconhecida e juridicamente legitimada. Numa primeira parte, faz-se uma breve abordagem teórica da sociologia das profissões e dos diversos paradigmas que, ao longo das últimas décadas, foram sendo objecto de estudo e de debate. Na segunda parte, percorre-se o caminho, nem sempre linear, feito pelos jornalistas, em diversas latitudes e em diferentes contextos socioculturais, procurando definir e autonomizar o seu ofício por relação com outros ofícios da comunicação. A conclusão genérica sugere que este esforço de profissionalização dos jornalistas tem sido um processo difícil, contraditório, feito de avanços e recuos, de tensões e negociações permanentes, à medida de uma actividade cuja catalogação suscita ainda hoje algumas controvérsias.

Escrita muito cuidada e madura (já li cerca de um terço da obra), trata-se de um trabalho de uso científico sobre a exigência ética e deontológica, que certamente estudantes e profissionais do jornalismo vão adoptar.

Joaquim Fidalgo é docente na Universidade do Minho. Anteriormente, foi jornalista (Jornal de Notícias, Expresso e Público, pertencendo ao núcleo fundador deste diário e provedor do leitor). Dele já li Em nome do leitor (MinervaCoimbra).

Sem comentários: