quarta-feira, 7 de maio de 2008

A TENDÊNCIA DOS JORNAIS GRATUITOS


Retiro a informação da newsletter de hoje do European Journalism Centre: os jornais, no futuro e devido à concorrência da internet, serão gratuitos e com maior ênfase no comentário e opinião (a partir de um relatório da Zogby International para a World Editors Forum e a Reuters, onde foram inquiridos 704 responsáveis seniores dos jornais).

Isto significa, por outro lado, que os editores estão optimistas quanto à digitalização. Cerca de 86% acreditam que as salas de redacção terão uma maior integração de serviços digitais e 2/3 dos respondentes acreditam que o consumo de notícias será maioritariamente através dos media electrónicos tais como o online e os telemóveis, no espaço de uma década. Conforme o inquérito, 56% dos entrevistados acredita que a maioria das notícias será gratuita, quer se trate de impressa ou online (há um ano, 48% dos inquiridos pensavam deste modo). O modelo dos jornais gratuitos está a atingir mercados "emergentes" como América do Sul, Europa oriental, Rússia, Médio Oriente e Ásia (segundo 61% dos respondentes). Já 48% dos inquiridos na Europa ocidental pensam que os jornais serão totalmente gratuitos, ao passo que 50% de responsáveis americanos aceitam a mesma perspectiva. A maior ameaça à indústria é a queda de leitores entre os mais jovens, ao mesmo tempo em que há mais qualidade no jornalismo.

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