sábado, 28 de junho de 2008

SERÁ QUE O LIXO DOS TABLÓIDES PERTENCE AO PASSADO?


Imagine que as novas celebridades dos tablóides não eram estrelas de Hollywood como Britney Spears ou Paris Hilton mas sim políticos como Barack Obama e a sua mulher Michelle. Isto é, os tablóides a cobrirem a esfera pública e política, o que traria uma forte atenuação da linha entre política e fofoca.

Os especialistas falam de fatiga e cansaço de ler sempre sobre as mesmas personalidades, pois há um número muito pequeno de celebridades que interessam às pessoas (a socialite Hilton não diz nada a ninguém, a não ser pelo riso provocado pelas suas extravagâncias a roçar a imbecilidade).

A ideia dos tablóides tratarem de outros assuntos surgiu do interesse genuíno da cobertura das eleições presidenciais nos Estados Unidos, escrevia ontem
Alisa Zykova no Editors Weblog. Foi o caso da entrevista de Barack Obama no sítio do US Weekly em Março, que teve 253 % mais visitantes do que uma notícia em média. Elizabeth Bird, antropóloga da University of South Florida, especializada em cultura popular e media e que eu já referi aqui algumas vezes, diz que é natural que as pessoas olhem os candidatos políticos como celebridades durante as eleições e que o público em geral esteja cansado das histórias das Paris Hilton deste mundo.

Conclui
Alisa Zykova, que eu sigo de perto, que se trata, contudo, de uma perspectiva optimista, considerando o contínuo sucesso do conteúdo típico dos tablóides.

Sem comentários: