terça-feira, 1 de julho de 2008

A INDÚSTRIA DO LIVRO SEGUNDO JOHN B. THOMPSON


Thompson dedicou três anos (2000-2003) a estudar o sector do livro, resultando no volume Books in the digital age. Analisou 16 empresas inglesas e americanas e entrevistou mais de 230 pessoas ligadas ao mundo dos livros, de editores a distribuidores e vendedores. Formou uma excelente base de observação e análise, em especial no mundo de língua inglesa e em dois sectores particulares do livro: edição universitária (incluindo jornais científicos) e edição de textos de apoio.

Não se trata - como é timbre do autor - de um texto especulativo, mas uma profunda análise sociológica. Recordo os dois primeiros capítulos do livro: a edição como prática económica e cultural (onde aborda conceitos como ciclo de edição e cadeia de valor) e estrutura social do campo da edição (a partir do conceito de campo em Bourdieu).

O seu campo de observação tem uma delimitação temporal: as mudanças no campo da edição desde os anos de 1980, em que destaca o crescimento dos títulos publicados, a concentração empresarial, a transformação do sector de retalho, a globalização do mercado e o impacto das novas tecnologias. Foi esta última questão que me levou à compra do texto de Thompson, dedicando ele um grande espaço de análise da revolução digital.

A digitalização está presente de forma total e com vantagens sobre tecnologias prévias em áreas da cadeia de valor como a escrita dos textos originais e a impressão digital dos trabalhos. De igual modo, está presente em toda a área administrativa e contabilística, assim como na promoção a digitalização assume papel cada vez mais relevante, como a internet e os sítios da internet, que não são meras montras de edições mas espaços de diálogo entre as editoras e os leitores, entre aquelas e os autores (mais antigos ou novos), entre editoras e outras empresas ligadas ao livro.


Leitura: John B. Thompson (2005). Books in the digital age. Cambridge e Malden, MA: Polity

Sem comentários: