Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
INTERNET, JORNAIS, GOOGLE E BLOGUES
A discussão começou na quinta-feira passada, quando Jeff Jarvis, do blogue Buzzmachine, escreveu que, como a Google é boa em arranjar publicidade e como os jornais em papel estão a reduzir vendas, o melhor seria a Google dedicar-se ao jornalismo.
Foi quando Andrew Grant-Adamson, do blogue Wordblog, logo no mesmo dia, acrescentou que a Google pode ser a infra-estrutura mas deve deixar os jornais controlarem o conteúdo, a publicidade, a marca e o relacionamento com o exterior.
No momento em que escrevo esta mensagem, já existem 61 comentários à mensagem de Jeff Jarvis. Fico-me por um, o de SteveGarfield, quando ele indica ter ouvido dizer que um grande jornal admitiu 60 programadores para desenharem o seu novo sítio. Se sim, ele acha que, na fase seguinte, o "fazer notícias" deve incluir a colaboração de blogueiros locais.
Trata-se, assim, de uma grande corrente de discussão e opinião: parece que os blogues voltam a ser uma ferramenta importante para o jornalismo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário