Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
LEGISLAÇÃO SOBRE OS BLOGUES
Noticia o euobserver.com (texto de Leigh Phillips) de ontem, que o parlamento europeu abandonou a ideia de classificar os blogues em termos do seu estatuto legal.
Melhor: a resolução aprovada prefere uma discussão aberta sobre os assuntos relacionados com o estatuto dos blogues. Isto porque, num período de concentração da propriedade, se deve salvaguardar o pluralismo nos jornais, programas de televisão, rádio e internet.
A deputada de centro-esquerda Marianne Mikko, da Estónia, queria estabelecer o estatuto legal dos blogueiros, com revelação dos seus interesses e uma classificação voluntária dos blogues. No geral, os parlamentares europeus concluem que a protecção das fontes no caso dos blogues não é clara e não há garantias legais quando são levados a tribunal. Oe eurodeputados querem que os autores dos blogues saiam do limbo, deixando o estatuto de anónimos.
O texto de Leigh Phillips, do euobserver.com, lembra também que, em Junho passado, o governo sueco legislou no sentido das autoridades poderem aceder aos emails e conversas telefónicas de cidadãos, proposta próxima da de Mariane Mikko quanto aos blogues.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário