terça-feira, 23 de setembro de 2008

O ANTIGO PROVEDOR SOBRE A ANTENA 2

  • "Eu acho que houve impulsos demasiados quando o novo director tomou conta dos destinos da Antena 2. Há deficites grandes na programação da Antena 2 que se prendem, por exemplo, com a divulgação científica, divulgação de experiências de teatro radiofónico, de radioarte. Tudo são coisas desgarradas, não há conceptualização nenhuma a esse nível. O que houve foi a vontade de alterar modelos, paradigmas de programação da própria estação. E com isso o que resulta? Perdeu-se o público. Na tentativa revelada pelos próprios responsáveis em conversas comigo, tentava-se conquistar e regenerar o público. Empurraram-se daqui para fora, com maus modos, os grandes profissionais que sustentaram durante anos a Antena 2. Gente do conhecimento, da cultura, conceptualizadores, criativos e depois há a subida à antena de gente impreparada no próprio exercício da língua que falamos" (José Nuno Martins, anterior provedor do ouvinte da rádio pública, em entrevista a Luís Bonixe, publicada na revista Jornalismo e Jornalistas, Julho/Setembro de 2008).
Sobre o animador dos programas da manhã, José Nuno Martins diz: "Eu cheguei a ter peritos que consideram que o jornalista, que não está ali como jornalista, mas como animador das manhãs da Antena 2, como um prodigioso erro de casting. Dado o tipo de performance que apresenta, lamentavelmente, eu acho que sim. Concordo com esta dura realidade. Trata-se de um erro de casting e sobretudo de um erro de arrogância. Há uma arrogância muito grande".

Sem comentários: