Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
UMA VISITA AO ANIM
O ANIM (Arquivo Nacional de Imagens em Movimento) é uma parcela importante da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. Criado há dez anos, é ali que se conserva, preserva e restaura a colecção fílmica da Cinemateca.
Prospectar, conservar, restaurar e "facultar o acesso a filmes ou imagens em movimento em qualquer suporte e de qualquer época, formato, género, regime de produção ou proveniência" são das mais nobres funções do ANIM.
A visita incluiu uma passagem pelos cofres onde estão filmes (longas e curtas-metragens),a preservação e restauro e laboratório, além da sala de projecção. Questões como o suporte e a resistência ao tempo e a preservação da cor, as prioridades e os restauros foram ainda tema para a longa conversa entre responsáveis do ANIM e os visitantes, agora que a Cinemateca comemora cinquenta anos de actividade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário