Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência mantida desde 2003.

14.11.08

APONTAMENTO SOBRE O ENCONTRO DE BLOGUES


Lauro António (cineasta) falou da capacidade democrática que é a blogosfera - o seu texto pode ser lido na totalidade no seu blogue Lauro António Apresenta. Dora Santos Silva (mestranda da Universidade Nova de Lisboa) partiu do conceito de indústrias culturais e traçou dez elementos fundamentais do jornalismo cultural. Ricardo Tomé (RTP) destacou a pluralidade de meios de internet onde a RTP está actualmente. Paulo Ferreira (Booktailors) deu um belo exemplo do uso dos blogues como ferramenta de promoção de uma actividade. Paulo Querido polemizou sobre a morte da blogosfera não no sentido do desaparecimento mas da passagem de uma utopia, com a produção de amadores, para uma actividade profissional. Maria João Nogueira (Portal Sapo) referiu a blogosfera (early adopters e recém-chegados) e a tematização, com diversidade de conteúdos. Ela, para quem a blogosfera portuguesa tem comunidades muito fechadas, considera a morte da blogosfera uma provocação embora note uma evolução.

Mariana Pinto e Sara Bica, com um estudo comparativo de leitores adolescentes de blogues, e Carla Sequeira e Luísa Teresa Ribeiro, com uma reflexão do género nos blogues, foram outras das comunicações que melhor retive. Sem esquecer as veteranas nas andanças dos encontros de blogues: Catarina Rodrigues e Elizabete Barbosa. As outras comunicações estiveram a cargo de Pedro Andrade, Ana Paula Lemos e José Gabriel Andrade. Sem esquecer a brilhante conferência de José Luis Orihuela, no começo do encontro, e a que espero voltar.

Excertos de algumas destas intervenções podem ser vistas no curto vídeo mais abaixo. Por seu lado, no seu lugar de participante, Pedro Príncipe (
Rato de Biblioteca) escrevia no blogue e no Twitter (ver aqui).

Cumpriu-se um compromisso assumido no Porto, em 2006, aquando do III Encontro de Blogues.
Foi uma magnífica jornada e agradeço a colaboração e participação de todos (extensível aos moderadores de mesas Fernando Ilharco e Carla Ganito e ao Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, no apoio prestado por Diana Gonçalves). O meu igual obrigado à direcção da Faculdade de Ciências Humanas, em especial a sua directora, Isabel Capeloa Gil.





[imagens aquando da apresentação dos trabalhos de Sara Bica mais Mariana Pinto e Pedro Andrade, no 1º painel do encontro, com moderação de Fernando Ilharco, e de Mário Pires e Lauro António, no 2º painel, com moderação de Carla Ganito]

[mensagem actualizada às 23:52]

3 comentários:

Lauro António disse...

Bom trabalho. Já pirateei umas fotos. Abraço.

Pedro Príncipe disse...

Parabéns pela realização do encontro.
Comunicações de qualidade, bons debates, um orador de abertura excelente... boas pistas para o futuro dos blogs. Talvez merece-se mais público, quem sabe mais early adopters ou os tais da a-list. Mas ficou a presença de muitos "nativos digitais" que ficaram sensibilizados de certeza. Parabéns pelo dinamismo, com imagens, vídeos e apontamentos, que são sempre importantes no final de um encontro que tem de deixar pistas para o futuro.

Anónimo disse...

foi um sucesso... pelas fotos estavam lá 20 pessoas? os indivíduos da mesa eram quase + do que a assistência:)