sexta-feira, 14 de novembro de 2008

APONTAMENTO SOBRE O ENCONTRO DE BLOGUES


Lauro António (cineasta) falou da capacidade democrática que é a blogosfera - o seu texto pode ser lido na totalidade no seu blogue Lauro António Apresenta. Dora Santos Silva (mestranda da Universidade Nova de Lisboa) partiu do conceito de indústrias culturais e traçou dez elementos fundamentais do jornalismo cultural. Ricardo Tomé (RTP) destacou a pluralidade de meios de internet onde a RTP está actualmente. Paulo Ferreira (Booktailors) deu um belo exemplo do uso dos blogues como ferramenta de promoção de uma actividade. Paulo Querido polemizou sobre a morte da blogosfera não no sentido do desaparecimento mas da passagem de uma utopia, com a produção de amadores, para uma actividade profissional. Maria João Nogueira (Portal Sapo) referiu a blogosfera (early adopters e recém-chegados) e a tematização, com diversidade de conteúdos. Ela, para quem a blogosfera portuguesa tem comunidades muito fechadas, considera a morte da blogosfera uma provocação embora note uma evolução.

Mariana Pinto e Sara Bica, com um estudo comparativo de leitores adolescentes de blogues, e Carla Sequeira e Luísa Teresa Ribeiro, com uma reflexão do género nos blogues, foram outras das comunicações que melhor retive. Sem esquecer as veteranas nas andanças dos encontros de blogues: Catarina Rodrigues e Elizabete Barbosa. As outras comunicações estiveram a cargo de Pedro Andrade, Ana Paula Lemos e José Gabriel Andrade. Sem esquecer a brilhante conferência de José Luis Orihuela, no começo do encontro, e a que espero voltar.

Excertos de algumas destas intervenções podem ser vistas no curto vídeo mais abaixo. Por seu lado, no seu lugar de participante, Pedro Príncipe (
Rato de Biblioteca) escrevia no blogue e no Twitter (ver aqui).

Cumpriu-se um compromisso assumido no Porto, em 2006, aquando do III Encontro de Blogues.
Foi uma magnífica jornada e agradeço a colaboração e participação de todos (extensível aos moderadores de mesas Fernando Ilharco e Carla Ganito e ao Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, no apoio prestado por Diana Gonçalves). O meu igual obrigado à direcção da Faculdade de Ciências Humanas, em especial a sua directora, Isabel Capeloa Gil.





[imagens aquando da apresentação dos trabalhos de Sara Bica mais Mariana Pinto e Pedro Andrade, no 1º painel do encontro, com moderação de Fernando Ilharco, e de Mário Pires e Lauro António, no 2º painel, com moderação de Carla Ganito]

[mensagem actualizada às 23:52]

3 comentários:

Lauro António disse...

Bom trabalho. Já pirateei umas fotos. Abraço.

Unknown disse...

Parabéns pela realização do encontro.
Comunicações de qualidade, bons debates, um orador de abertura excelente... boas pistas para o futuro dos blogs. Talvez merece-se mais público, quem sabe mais early adopters ou os tais da a-list. Mas ficou a presença de muitos "nativos digitais" que ficaram sensibilizados de certeza. Parabéns pelo dinamismo, com imagens, vídeos e apontamentos, que são sempre importantes no final de um encontro que tem de deixar pistas para o futuro.

Anónimo disse...

foi um sucesso... pelas fotos estavam lá 20 pessoas? os indivíduos da mesa eram quase + do que a assistência:)