Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
domingo, 7 de dezembro de 2008
SANTOS (LISBOA) - UM BAIRRO CRIATIVO
"Criar um laboratório dedicado à produção e mostra de design, promover a recuperação do Jardim Nuno Álvares e disponibilizar Internet sem fios nas ruas e esplanadas são alguns dos projectos da Associação Empresarial do Bairro de Santos. Após três anos de actividade, a associação orgulha-se de ter colocado a zona no mapa como «cluster do design», mas lamenta a falta de apoios públicos", lê-se no Público de hoje em artigo escrito por Inês Boaventura.
Gustavo Brito é o presidente do Santos Design District, com quinze associados e outros parceiros como restaurantes, museus e o teatro A Barraca. O mapa abaixo, que retirei da edição do jornal Público, exemplifica melhor a importância deste bairro criativo (para ver melhor, clicar em cima da imagem). Sem ordem de preferência ou hierarquia, enuncio algumas das entidades ali presentes: museus (Museu da Marioneta, Museu das Comunicações, Museu Nacional de Arte Antiga, Centro Português de Serigrafia), (escolas superiores e de formação ligada à arte e tecnologias (Universidade Autónoma, IADE, ETIC), Livraria Guarda Mor e Teatro A Barraca.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário