Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
A IMAGEM DA CHINA
Em 2009, o governo chinês vai investir cinco mil milhões de euros nos seus principais media com o objectivo de melhorar internacionalmente a imagem do país. Com o seu rápido desenvolvimento económico nas duas últimas décadas, a China está a atrair muito a atenção da comunidade internacional (hoje foi anunciado que a China é o terceiro país de economia mais desenvolvida, a seguir aos Estados Unidos e Japão, tendo já ultrapassado a Alemanha). A China percebeu, entretanto, que a imagem criada nos media globais não é positiva, bem menos cotada que o crescimento económico.
Os media oficiais mais importantes da China, como a televisão China Central Television (CCTV) e o jornal estatal Diário do Povo, estão a ouvir consultores e a desenhar propostas integradas no orçamento de propaganda, além de admitir repórteres e especialistas estrangeiros. A televisão oficial CCTV lançará durante 2009 canais árabes e russos.
Fonte: texto de Bei Wang, newsletter da Radio Netherlands Worldwide, de hoje
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