- Ancine lança Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual
Desde a extinção da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme) e do Conselho Nacional de Cinema (Concine), no início dos anos 90, o Estado não divulga de maneira periódica e sistemática informações e análises técnicas sobre o mercado audiovisual. Este hiato de quase duas décadas marcado pela ausência de dados oficiais está sendo interrompido nesta sexta-feira (dia 19 de dezembro), com o lançamento do Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual (O.C.A.) pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE).
O O.C.A. é um espaço dedicado à publicação de dados e análises técnicas sobre a atividade audiovisual no Brasil e pode ser acessado no endereço eletrônico www.ancine.gov.br/oca. Lá estão disponíveis informações sobre o mercado de salas de cinema, além de relatórios contendo números compilados sobre a distribuição no segmento de vídeo doméstico e sobre as programações das TVs abertas e por assinatura.
“Estamos nos estruturando para transformar o espaço da ANCINE na internet num centro de informações e de referência sobre o cinema e o audiovisual brasileiro, e o Observatório é um passo importante nesta direção”, afirma Manoel Rangel, diretor-presidente da ANCINE, acrescentando que, no futuro, o objetivo da Agência é integrar uma rede internacional de observatórios do audiovisual.
O O.C.A. está dividido em cinco seções. A seção ‘Notas Técnicas e Informes’ apresenta informações semanais e mensais sobre o segmento de salas de cinema, elaboradas com base em dados primários coletados pelos sistemas de acompanhamento de mercado da ANCINE. É a primeira vez que a Agência disponibiliza esses dados. Em breve serão publicadas informações atualizadas também sobre o segmento de vídeo doméstico, compiladas a partir de dados primários recolhidos dos próprios agentes de mercado, conforme prevê a Lei nº 11.437, de dezembro 2006. Nesta seção também estão publicadas notas técnicas produzidas pelo corpo técnico da ANCINE contendo análises sobre o comportamento do mercado.
Na seção ‘Relatórios’ estão disponibilizados dados sobre o mercado audiovisual brasileiro, recolhidos de diversas fontes, primárias e secundárias. Nesse mesmo espaço há referências históricas sobre o mercado de cinema, como, por exemplo, relatórios produzidos no período da Embrafilme.
Há também o espaço ‘Teses e Monografias’, ainda em construção, que será destinado à publicação de trabalhos acadêmicos, estudos, artigos e resenhas sobre o mercado audiovisual. A perspectiva é transformar essa seção em espaço para interlocução com as universidades brasileiras, estimulando a pesquisa no campo do audiovisual.
Em ‘Metodologia e Índices’ podem ser acessadas informações referentes à metodologia de coleta de dados, além de alguns índices macroeconômicos sobre o Brasil que possam servir como referência para usuários de outros países. Na seção ‘Dados do Mercado Internacional’ o usuário encontra os principais sítios contendo informações sobre o mercado audiovisual de outros países.
“Com a implantação do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, haverá maior compartilhamento de informações e transparência com relação aos números do mercado, possibilitando a todos um melhor planejamento e uma política pública organizada de forma mais sistêmica e articulada”, conclui o diretor-presidente da ANCINE.
Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
OBSERVATÓRIO BRASILEIRO DE CINEMA E AUDIOVISUAL
Reproduzo textualmente uma informação do Ministério da Cultura brasileiro de 19 de Dezembro último, sobre a criação do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual:
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