Apesar da data de publicação de meados de 2008, o relatório sobre indústrias criativas do AIM/ESRC Business Engagement Project (escrito pelo AIM - Advanced Institute of Management Research e financiado pelo ESRC - Economic and Social Research Council), intitulado AIM/ESRC Business Engagement Project - Creative Industries está a ter agora uma grande discussão na internet (e nos blogues).
Os investigadores (Jonathan Sapsed, Juan Matoes-Garcia, Richard Adams e Andy Neely) encontraram seis temas que constituem as prioridades de gestão nas indústrias criativas do Reino Unido: 1) impacto das ferramentas de distribuição digital, 2) colaboração e relações com entidades externas, 3) inovação e alteração dos modelos e mercados, 4) processo criativo, 5) gestão de capacidades, 6) pequenas empresas e crescimento.
A síntese pode ser lida aqui e o texto completo aqui. O blogue Podnosh, em texto colocado no primeiro dia deste ano, faz uma análise ao relatório em quatro pontos: 1) há necessidade de mais estudos para se perceber as necessidades das indústrias criativas, nomeadamente capacidades técnicas e de gestão, 2) destaque da criação de produtos e serviços dos próprios utilizadores, o que exige o cruzamento de capacidades e conhecimentos interdisciplinares nos domínios da gestão, técnica, política e jurídica (incluindo o download de ficheiros), 3) relação do Reino Unido com os mercados internacionais, caso da externalização de actividades (videojogos online, filmes de elevado investimento), 4) mobilidade de pessoas, polinização de ideias, oportunidades ainda não realizadas de convergência tecnológica e de mercados, aplicações em novos domínios.
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