terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE BOXE PELA RÁDIO


A primeira emissão de rádio que chegou aos receptores (feitos manualmente) foi em 2 de Julho de 1921, quando a RCA promoveu a transmissão do campeonato mundial de boxe opondo os pugilistas Jack Dempsey e Georges Carpentier, em Hoboken, New Jersey (Estados Unidos). Os comentários eram telegrafados para a estação KDKA em Pittsburgh. Em todo o país, os adeptos do boxe, por alguns cêntimos cobrados em cafés ou instituições sociais que possuiam aparelhos receptores de rádio, podiam ouvir a transmissão.

Até então, nunca milhares de pessoas tinham ouvido, em locais diferentes e em simultâneo, a descrição de cada gesto numa prova de boxe, escreveu a revista da RCA, Wireless Age. O evento foi considerado tão importante que cada pessoa que tivesse um aparelho e ouvisse a luta podia receber um certificado, assinado por Jack Dempsey e por Franklin Roosevelt, então presidente do Clube Naval.

Mais tarde, Roosevelt promoveria as sua conversas ao sábado à tarde pela rádio, quando já presidente dos Estados Unidos. A sua voz forte chegava a todo o país e não se imaginava o seu tremer de mãos e pernas, corpo tolhido pela poliomielite mas cheio de coragem.

Leitura: Marc Fisher (2007). Something in the air. Nova Iorque: Random House, pp. xiv-xvi

Sem comentários: