Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sexta-feira, 6 de março de 2009
APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE HELENA CORDEIRO
O Papel Principal. Um estudo de caso. As capas da Elle de edição Portuguesa, de Helena Cordeiro (ed. Media XXI). Lançamento em 17 de Março, 18:30, na Universidade Católica Portuguesa (Sala da Expansão Missionária).
Há muito enclausuradas entre os preconceitos da dita intelectualidade e o desinteresse académico, as revistas femininas seguem o seu caminho, aparentemente imunes às críticas. Esta pesquisa procura não só entender a correlação existente entre as implicações disciplinares deste tipo de imprensa de género e a(s) sua(s) representação(ões) globalizada(s) da mulher e do feminino, mas também a razão para o aparente nó cego criado pelo prazer retirado da sua leitura e a simultânea vergonha por lê-las. Ao adoptar uma atitude depreciativa, este tipo de leitura promove, em última análise, o seu status cultural muito baixo. O que as capas das revistas femininas internacionais ou Glossies oferecem tanto em termos imagéticos como textuais (expressos nas chamadas de capa) por forma a apelar à sua leitura e como são vistas e lidas por uma amostra seleccionada de leitoras portuguesas – são estes, resumidamente, os pontos principais nos quais baseamos esta análise que persegue a necessidade de compreender o proper locus de ócio da mulher moderna e sua óbvia ligação ao prazer (texto da autora que acompanha a promoção do lançamento do livro).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário