Foi hoje defendida a dissertação de mestrado de Sérgio Silva Os Processos Comunicativos Cinemáticos na Universidade Católica Portuguesa. Ele estudou, no âmbito da linguagem fílmica, os processos de criação em diferentes períodos da história do cinema e de alguns cineastas associados às estratégias de construção e formas comunicacionais no cinema ficcional. O autor, agora mestre em Ciências da Comunicação, dividiu o seu trabalho em três capítulos: o filme enquanto representação visual, som e som/filme, e narrativa e montagem.
Como grande objectivo, Sérgio Silva procurou saber se as questões-chave inerentes aos processos criativos do cinema foram ultrapassadas pelo surgimento de novas tecnologias. A conclusão a que chegou indica que a influência dessas tecnologias não é importante, pois os problemas iniciais do cinema continuam a preocupar os realizadores, caso do som. Assim, escreveu, "a linguagem fílmica não depende tanto da tecnologia ao dispor do cineasta, mas antes na habilidade individual do realizador e da equipa com que trabalha para elaborar uma cine-linguagem com eficiência comunicacional e, se possível, original".
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