- A constelação de sete estrelas maiores do firmamento de Hollywood brilha de novo nas tardes de segunda a sexta-feira na Sala Félix Ribeiro, com as inevitáveis excepções dos feriados da Páscoa. HUMPHREY BOGART brilha num dos seus mais míticos papéis, às ordens de Howard Hawks, em TO HAVE AND HAVE NOT, o tal filme em que encontrou a “rapariga do assobio” que o prendeu para o resto da vida, Lauren Bacall; MARLON BRANDO surpreende os seus admiradores com um talento inesperado, cantando e dançando ao lado de Frank Sinatra em GUYS AND DOLLS; GARY COOPER é a imagem perfeita do heróico soldado colonial na obra-prima do género, THE LIVES OF A BENGAL LANCER; CLARK GABLE é o amotinado Fletcher Christian em MUTINY ON THE BOUNTY, papel que lhe valeu uma nomeação para o oscar de melhor actor; CARY GRANT surge num dos seus mais enérgicos papéis, como editor de jornal em HIS GIRL FRIDAY; PAUL NEWMAN encontra pela primeira vez Robert Redford no mítico western, BUTCH CASSIDY AND THE SUNDANCE KID; e JOHN WAYNE aparece numa espectacular e “technicolorida” aventura, lutando contra um polvo gigante, no que foi o seu único encontro com Cecil B. DeMille, em REAP THE WILD WIND.
Os acólitos dos sete “deuses” são, este mês, apenas três devido aos feriados. Mas é um trio que vale por muitos mais, do clássico ERROL FLYNN ao moderno WARREN BEATTY, passando pelo mais popular dos “divos” da década de 50: ROCK HUDSON, pretexto para (re)apreciarmos alguns clássicos como THEY DIED WITH THEIR BOOTS ON, GENTLEMAN JIM, DESPERATE JOURNEY, THE LAWLESS BREED (todos de Raoul Walsh), MCCABE AND MRS. MILLER, de Robert Altman, e o surpreendente (e estreia nesta sala) $ (DOLLARS) de Richard Brooks.
Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
segunda-feira, 23 de março de 2009
O QUE PASSA NA CINEMATECA EM ABRIL DE 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário