Media sérios como o jornal Público e o sítio European Journalism Centre dão hoje muito relevo à orquestra sinfónica do YouTube, cujos ensaios começam no dia 15 de Abril.
O que fez o YouTube? Recebeu mais de três mil vídeos de músicos profissionais e amadores e fez audições através da internet. A escolha final dos 90 músicos foi uma mistura de votos online do público e de músicos de grandes orquestras.
Isto resulta numa enorme campanha de publicidade para o YouTube, a muito, mas muito, baixo custo. Fica-se com a ideia que o YouTube é amigo da música clássica, tem uma atitude de responsabilidade social. Com isto, esquecemo-nos do trabalho moroso e sério das múltiplas orquestras do mundo, as profissionais como as amadoras, de que os media sérios não falam, nunca falam. O valor-notícia que vejo é o facto da escolha ser feita pela internet, em que o público é soberano. Mas este público também votou nos concorrentes do Big Brother. Que eu saiba, ninguém se comoveu com a participação do público em programa tão mau.
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