terça-feira, 21 de abril de 2009

A LEITURA DE LIVROS EM SONDAGEM DA MARKTEST

O dia 23 de Abril assinala o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, instituido pela UNESCO. A Marktest associou-se e fez uma sondagem (803 entrevistas realizadas pelo Fonebus):
  • 36,9% dos inquiridos neste estudo revelaram estar a ler um livro ou tê-lo feito no último mês, em contraste com os 63,1% de entrevistados que respondeu negativamente a esta questão. As percentagens de adeptos dos livros sobem junto das mulheres (40,7% delas referiu ter lido ou estar a ler algum livro), dos indivíduos entre 35 e 44 anos (48,0%) e dos residentes na Grande Lisboa (42,8%) e no Grande Porto (42,0%). Entre as classes sociais, encontramos, como referido, mais diferenças, com os valores a oscilar entre os 64,5% observados junto dos que pertencem às classes sociais alta e média alta, os 41,9% junto dos indivíduos da classe média e os 22,7% junto dos que pertencem às classes média baixa e baixa.


34,6% dos entrevistados preferem romances, seguindo-se 13,9% que lêem livros técnicos-científicos. Equador (Miguel Sousa Tavares) é o título mais referido quando aos entrevistados foi pedida a recordação de um livro lido recentemente.

1 comentário:

Anónimo disse...

E o Rogério, o que anda a ler - para além das obrigaçoes, quais sao as suas devoçoes?
Acabei de ler Joao Melo, que nao conhecia, e foi uma bela surpresa, completada pela autobiografia, no ultimo JL...
Abraço