terça-feira, 5 de maio de 2009

MUSEU DO DESIGN E DA MODA

O MUDE (Museu do Design e da Moda) inaugura no próximo dia 21, no antigo edifício do Banco Nacional Ultramarino, na rua Augusta, em Lisboa. A sua directora museológica, Bárbara Coutinho, explica o que vai ser o museu na Agenda Cultural de Lisboa deste mês.


O MUDE constituiu-se a partir de uma colecção que a câmara de Lisboa adquiriu em Dezembro de 2002: a colecção Francisco Capelo, desde início pensada como museu do design, design de moda e design de equipamento. A colecção esteve presente no Centro Cultural de Belém até à colecção Berardo ocupar este espaço. O museu, além da colecção, vai ter uma programação cultural e expositiva e uma política de aquisições e incorporações.

No dia 21 de Maio, a exposição Antestreia - Flashes do MUDE apresenta 15 núcleos de peças que foram protagonistas do seu tempo e que marcaram alterações ao nível das habitabilidades do espaço, uma linha cronológica dos anos 1930 ao final do século XX. Depois, a 4 de Junho, inaugura uma exposição de cartazes políticos, Ombro a Ombro, produzida pelo Museu do Design de Zurique, e que levanta interrogações sobre o modo como se processa a construção da imagem visual de um político, as suas rupturas e semelhanças ao longo do tempo.

Sem comentários: