sexta-feira, 29 de maio de 2009

REALITY SHOWS: O FORMATO MAIS EXPORTADO DA TELEVISÃO EUROPEIA

Na newsletter de hoje do European Journalism Centre, destaque para os reality shows. Este formato é o de maior sucesso nas exportações europeias, nomeadamente para os Estados Unidos, segundo um estudo agora revelado e que pode indicar um reequilíbrio na balança de pagamentos das televisões europeias.

Assim, se quase todos os canais europeus importam a programação popular americana, caso de séries e de filmes de Hollywood, há também uma crescente procura de programas vindos da Ásia. Mas o mercado exportador europeu tem aumentado as trocas dentro dos países da União Europeia e para fora da Europa, em especial o Reino Unido e a Holanda. Os dois países do norte da Europa exportam para os Estados Unidos os seus programas de reality shows. Programas com Survivor, produzido pela empresa anglo-sueca Planet 24, Big Brother da holandesa Endemol e Pop Idol da inglesa British 19 tornaram-se muito populares entre os americanos. O estudo mostra ainda que programas e filmes europeus estão a atrair mais audiência dentro do continente. Os europeus gastam 33,4% do seu tempo a ver produções europeias.

Sem comentários: