Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
CINEMA EM ESTUDO DO OBERCOM
"Os indicadores revelam uma larga quebra na transição de 2004 (71085245,37 !) para 2005 (66337376,05 !) no valor global das receitas, sendo depois essa Para uma análise mais profunda sugerimos o artigo de Susana Alexandra Freire “As Práticas de Recepção Cultural e os Públicos de Cinema Português” disponível na revista Observatório (OBS*) de 2009 (Obercom) queda inflectida, com um crescimento até 2008 (69894631,81) – mas sem alcançar as marcas de 2004 (Figura 1). Paralelamente, a presença dos espectadores nos cinemas decresceu também acentuadamente de 2004 para 2005 (de 17127813 para 15754111), assistindo-se um acréscimo em 2006 (16367429) com nova inflexão no saldo total até 2007 (16318335) e descendo ainda mais em 2008 (15979240). O que revela que o preço médio dos bilhetes aumentou dos 4,15! em 2007 para os 4,37! em 2008 (Figura 2). Resumindo, assistimos a um decréscimo do número de espectadores nas salas de cinema desde 2004. Por outro lado, as receitas cresceram, mas só a partir de 2005, comportamento que só poderá ser explicado pelo aumento do preço médio dos bilhetes, ou seja, menos espectadores mas a pagarem mais".
O texto continua aqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário