terça-feira, 23 de junho de 2009

O FUTURO DA TVI

Os media fervilham de notícias sobre a TVI. Se, na semana passada, o tema era a possível candidatura do director-geral José Eduardo Moniz a presidente do Benfica, agora o centro da notícia é a eventual venda de acções da TVI a empresas de telecomunicações.

Assim, segundo o Diário Económico, como se lê no Público Última Hora, "A operadora de telecomunicações espanhola, Telefónica, poderá vir a ter influência de gestão na TVI. Isto porque a dona da TVI, a Prisa está a negociar uma parceria com a MediaPro, uma empresa audiovisual que controla os direitos de transmissão do futebol espanhol, e também com a própria Telefónica, visando reforçar a sua estrutura de capitais". Segue-se outra frase que diz: "fonte oficial da Telefónica admitiu um acordo com a Prisa significará que o grupo terá influência sobre a Media Capital e sobre a TVI, mas assegurou que não pretende servir-se disso para fazer pressão sobre a PT, empresa na qual controla 10 por cento do capital".

Já o jornal i, que dedica duas páginas ao tema, indica que a PT lidera investidores na compra de 30% da dona da TVI, com a corrida aberta a outros grupos como Controlinveste e Ongoing. Numa das peças, onde indica que, devido à sua separação da Zon (antiga PT Multimedia), a PT ficou fora da área dos media, lê-se que a empresa de telecomunicações pretende regressar, agora que tem televisão por cabo e investimentos em fibra óptica e na televisão digital terrestre. O jornal i, que informa que a PT tem dinheiro para compras, pois fez uma emissão obrigacionista, conclui no sentido do do Diário Económico: a entrada da espanhola Telefonica no negócio da TVI, através da Prisa, preocupa a PT, desejosa de garantir o acesso a mais conteúdos audiovisuais.

Agora, vêm-se com mais clareza a movimentação de Moniz para o Benfica e o aumento das acções da Impresa (SIC) na Bolsa de Valores, ocorrências da semana passada. Os players mais poderosos estão a movimentar-se, o que significa, nos próximos dias, mais acontecimentos importantes para o redesenho das indústrias culturais e audiovisuais em Espanha e em Portugal.

Sem comentários: