quinta-feira, 16 de julho de 2009

ESPAÇOS DE CULTURA NO PORTO


Em duas páginas, o caderno local do Porto do jornal Público de 4 de Julho último (textos de João Pedro Barros e Mariana Duarte) traça um panorama dos novos espaços culturais ou da sua mudança geográfica.

O texto mais significativo refere a mudança, para Setembro, do espaço multidisciplinar Artes em Partes da rua Miguel Bombarda, rua que alberga quase 20 galerias de arte e é pólo central de vestuário e acessórios alternativos, para a rua do Rosário, uma rua perpendicular. Apesar de não se afastar muito, os clientes perdem a ideia de como seria viver num edifício do começo do século XX. Mas eventos, festas e comidas não se vão perder no novo sítio.

Noutro bairro, junto ao Rivoli (Rua Magalhães Lemos 105), a Villa foi inaugurada no começo deste mês. Tipo casa de cultura, ocupa três andares e dez salas, dedicadas a música, cinema, joalharia, design, moda, literatura, fotografia (ver indicações mais precisas em Villa Downtown). No primeiro andar, o Café Concerto vai servir de espaço de lançamento de artistas (fotografia, pintura), além de espectáculos de marionetas e tertúlias. Ao lado, irão funcionar a Sala de Som e Imagem da Universidade Católica, com filmes realizados pelos seus alunos, a Galeria, dinamizada pelos alunos da Escola Superior Artística do Porto, e a Loja de Joalharia, parceria com a escola Contacto Directo.

Sem comentários: